Marcos Dark Em 8 - junho - 2015

O DIÁRIO DE MATT MURDOCK – Parte 27

MattMurdock027A
– Daredevil n° 23 ( Janeiro de 1967 )

* “The Mystery of the Midnight Stalker”, história escrita por Stan Lee, desenhada por Gene Colan, artefinalizada por Frank Giacoia

Publicada no Brasil pela Ebal na revista O Demolidor n° 24 (“O Mistério do Andarilho Noturno”); pela editora Bloch na revista Demolidor n° 15 (“O Salteador da Meia-Noite”)

O Demolidor agora não só está perdido, sem lenço e sem documento, na Europa, como também está na parte mais barra pesada da Europa. É meio que uma piada de cego levada ao extremo. O herói tem que usar suas habilidades em combate para se livrar do que parece ser uma milícia armada, até chegar a um local onde encontra um jato que ele rouba para partir para a Inglaterra.

Esse negócio do Demolidor sempre encontrar um meio de transporte e guiar, sozinho, para longe do perigo parece ter incomodado muito os leitores da época. Ou isso ou Stan Lee se mancou do absurdo de como um herói cego consegue não só guiar tão bem, como consegue guiar praticamente qualquer coisa que um motorista, piloto ou qualquer um conseguiria fazer com tanta desenvoltura. Prova desse incômodo está em um recordatório onde o escritor cita:

“Para poupar-lhes o trabalho de inundar-nos com cartas, vamos explicar-lhes de uma vez como o Demolidor, cego, pode pilotar um avião. Ele sente as vibrações das agulhas e diais no painel de instrumentos, e seu sentido-radar se encarrega do resto.”

Enfim, né…

Continuando a piadinha absurda de cego que Stan Lee montou, o herói pousa na Inglaterra, sem um puto no bolso pra pegar outro avião ou sequer ligar pra casa, e encontra uma notícia interessante nos jornais, que dão conta sobre as autoridades cercarem o Castelo Plunder e perseguir Kazar, que parece ter enlouquecido e voltado a ser selvagem. O herói decide, então, ajudar o pobre homem da Terra Selvagem, pois acredita em sua inocência.

Chegando próximo ao castelo, descobre que realmente há um forte contingente para capturar Kazar e, com muito esforço, consegue furar o bloqueio e invadir o castelo. Lá chegando, Kazar acredita que o Demolidor está ajudando as autoridades a capturá-lo e luta com o herói. O combate os leva até o alto do castelo, onde Kazar joga o Demolidor no fosso que cerca o castelo com água. O herói, no entanto, leva o selvagem com ele para a queda. Mas esse movimento foi premeditado, pois o Demolidor fez uma ligação antes que levantou uma suspeita sobre quem seria responsável em fazer as autoridades se voltarem contra Kazar.

De fato, no fosso, o herói encontra um submarino onde estão os homens do vilão Saqueador, o irmão de Kazar. O plano do Saqueador era espalhar pistas em torno do castelo, com patas de tigre (provando que Zabu estava à solta) e outras de pegadas de um homem descalço, até o ponto em que a população começasse a entrar em pânico por estar vivendo com um selvagem que poderia atacá-los a qualquer momento. O objetivo do vilão, obviamente, era tomar o castelo que antes era dele.

Demolidor e Kazar invadem o submarino, derrotam o Saqueador e seus capangas, entregando-os para as autoridades e inocentando o selvagem. Kazar, agora legalmente dono de uma fortuna, ajuda o Demolidor com dinheiro para voltar aos Estados Unidos.

Kazar vai até o aeroporto para se despedir do amigo, mas não vê ninguém vestido de diabo vermelho. Obviamente, ele não conhece a identidade secreta do Demolidor, pois quem se encontra no aeroporto é Matt Murdock. Para não se fazer de mal-agradecido, assim que Kazar vira de costas, Matt agradece e se cala. Kazar sabe que o Demolidor está ali… só não sabe porque e como ele está invisível. E pensar que Matt é que é o cego da história…

Mas outras surpresas aguardam nosso herói, pois Karen Page encontrou uma carta de ninguém menos do que o Homem-Aranha, que diz para o Demolidor não se preocupar, pois ele não revelará o segredo de que ele é… Matt Murdock. Enquanto vocês, leitores, confabulam quanto ao fato do Homem-Aranha não ter nada melhor do que fazer ao invés de ferrar os amigos, iremos nos preparar para a continuação e desenrolar dessas desventuras.

MattMurdock027C