Marcos Dark Em 9 - abril - 2015

O DIÁRIO DE MATT MURDOCK – Parte 18

MattMurdock018A
– Daredevil n° 15 ( Abril de 1966 )

* “…And Men Shall Call Him… Ox”, história escrita por Stan Lee, desenhada por John Romita Sr, artefinalizada por Frankie Ray

Publicada no Brasil pela Ebal na revista O Demolidor n° 14 (“Seu Nome Será Boi”); pela editora Bloch na revista Demolidor n° 12 (“…e Ele Será Chamado de Boi”); pela RGE na revista Almanaque Marvel n° 3 (…e Os Homens o Chamam de… o Touro”)

Demolidor está feliz por voltar à Nova Iorque. Tão feliz que quase se esquece de voltar ao escritório como Matt Murdock antes que Foggy e Karen retornem.

De volta ao escritório, o sentido de radar de Matt identifica que seus amigos já estão retornando, mas… Foggy parece estar mal, cambaleante e carregado por Karen. De fato, o sócio de Matt vem sentindo tonturas desde o dia em que foi atingido por um golpe do criminoso conhecido como Touro. Quando o médico que Matt chamou analisa o estado de Foggy, diz que ele não se recuperou completamente e que precisa de repouso. Karen o leva para casa e Matt se sente mais a vontade para trabalhar… o que o faz tentar esquecer Karen, já que acredita que ela é gentil com ele apenas por piedade de sua deficiência.

Enquanto está só, Matt treina em seu equipado ginásio, quando o rádio informa que houve uma fuga da prisão… onde o Touro acabou escapando. Como Demolidor, ele decide investigar a Penitenciária Estadual. Porém, durante o percurso ele capta transmissões da polícia que dá conta de que o Touro está nas imediações. Por uma infeliz coincidência, o criminoso não só está no bairro onde Karen mora, como também encontra a garota. O Demolidor o localiza quando está prestes a atacar Karen… e o atinge violentamente. Mas Touro revida e surpreende o herói demonstrando estar mais… inteligente. Estranhamente, não parece ser apenas força bruta em ação. Facilmente, Touro golpeia e faz com que o Demolidor perca os sentidos.

Quando o Demolidor acorda, está em uma prisão e usando as roupas do Touro. Pouco tempo depois, o herói é solto da cadeia, graças à intervenção de Foggy Nelson. Através dos policiais, Demolidor descobre que Karen foi levada pelo Touro, mas já foi salva por um estranho. Seguindo mais transmissões da Polícia, Demolidor logo encontra o Touro em cima de uma edifício, prestes a entrar em um helicóptero. Dessa vez, sabendo que o criminoso agora é inteligente, Demolidor toma precauções e faz com que ele ataque… desviando e fazendo com que caia na rua abaixo. Touro (que não é lá tão invulnerável e teve ter “pousado” em um monte de lixo) cai praticamente nos braços da polícia e é devolvido para prisão.

Demolidor termina com esse caso sem ao menos saber que o mistério da inteligência do Touro esta ligada ao fato do cientista que fugiu junto com o criminoso ter prometido aumentar a inteligência do brutamonte utilizando um maquinário inventado por ele. Porém, o que aconteceu é que a máquina fazia com que trocassem de corpos. E agora, o cientista habita o corpo do criminoso que, ironicamente, está levando-o novamente para a prisão. E Touro ainda está no corpo mais… franzino… do cientista, sendo o responsável por salvar Karen e vingar-se de seu inimigo.

Na época da primeira publicação dessa história no Brasil, pela Ebal, o vilão teve seu nome com a tradução literal (e “ameaçadora”) de… O Boi!

MattMurdock018B