Marcos Dark Em 3 - abril - 2015

O DIÁRIO DE MATT MURDOCK – Parte 16

MattMurdock016A – Daredevil n° 13 ( Fevereiro de 1966 )

* “The Secret Of Ka-Zar’s Origin”, história escrita por Stan Lee, desenhada por John Romita Sr e Jack Kirby

Publicada no Brasil pela Ebal na revista O Demolidor n° 12 (“A Origem de Ka-Zar”); pela editora Bloch na revista Demolidor n° 11 (“O Segredo da Origem de Ka-Zar”)

Demolidor, agora desprovido de seus supersentidos, acorda com a respiração ofegante de uma criatura de mão enormes e pelo áspero, provavelmente um ser primitivo da Terra Selvagem. Utilizando seus instintos de lutador, o herói tenta se desvencilhar de seu oponente, mas, cego, se vê encurralado dentro da caverna para onde Ka-Zar o levou. Ele agora conta apenas com sua destreza para se desvencilhar dos ataques do monstro, que mal parece sentir o mais forte de seus golpes. Quando o Demolidor está para levar o golpe fatal… um disparo atinge a criatura, afugentando-a (pois é robusta o bastante para que o tiro não lhe seja fatal). Do lado de fora da caverna está Plunder, o Saqueador, o homem responsável pelo herói estar naquela situação.

Um dos piratas de Plunder desconfia do modo de agir do Demolidor e confirma: ele está cego! Acontece que os piratas não sabiam que o herói já era cego, apesar de antes se guiar pelo seu sentido de radar, com o qual não pode contar no momento. Em seguida, sem poder reagir, o Demolidor ouve os piratas capturando Ka-Zar e seu tigre de estimação, Zabu. Antes de levarem o senhor da Terra Selvagem, este dá ao Demolidor sementes da planta Ju-Ju, que poderão trazer seus poderes de volta. De fato, o herói sente seus sentidos ampliados retornarem gradualmente, mas prefere continuar fingindo que está completamente indefeso. O Saqueador se mostra interessado em um medalhão carregado por Ka-Zar, que se encaixa perfeitamente na outra metade que ele mesmo carrega.

O submarino do Saqueador os leva para um imponente castelo a beira de uma lagoa onde, para a surpresa do Demolidor, os piratas participam de um banquete… e são drogados. Plunder quer o medalhão apenas para si. E o Demolidor, que será utilizado em seu plano, por isso foi deixado acordado, também está curioso em descobrir sobre o segredo da peça. Ka-Zar está preso em uma masmorra e Plunder, que ainda acredita que o Demolidor está indefeso, lhe conta sobre o medalhão e seu interesse no selvagem.

“Quando éramos crianças, meu pai, o primeiro Lorde Plunder, era um explorador de fama mundial. Um dia, ele trouxe para seu castelo um maravilhoso fragmento de rocha… Ao tentar parti-lo, vibrações vindas da do minério despedaçaram não só a marreta… mas todo o seu laboratório. O minério que descobriu vibrava e desintegrava metal. Após meses de experiências, meu pai concluiu que as vibrações não tinham limite. Podiam destruir aviões e tanques a quilômetros de distância… Ele descobrira o que todas as nações procuram: defesa total contra um ataque. Papai construiu então uma cripta de pedra para guardar o minério, cripta que só poderia ser aberta pelas vibrações do medalhão. Foi então que Lorde Plunder dividiu o medalhão, dando-me uma metade e a outra para meu irmão Kevin. Foi a última vez que vi meu pai. Agentes inimigos souberam de sua descoberta. Para escapar-lhe, ele fugiu com Kevin para a selva onde havia encontrado o minério… e os dois nunca voltaram.”

Em seguida, o vilão empurra o Demolidor para dentro da masmorra, ordenando que ele recupere a outra metade do medalhão que está com Ka-Zar, que é, na verdade, Kevin Plunder, seu irmão. Ka-Zar está desorientado e ataca o Demolidor, pensando que o herói o traiu. O Demolidor consegue desviar-se de cada golpe de Ka-Zar e chega o momento em que o usa para impulsionar seu corpo para fora da masmorra, acertando em cheio o vilão logo acima.

O Demolidor ajuda Ka-Zar a sair da masmorra, apenas para se depararem com alguns dos piratas, que já acordaram do efeito da droga. O medalhão de Ka-Zar começa a vibrar e desintegra a arma dos piratas. O selvagem, confuso com a violência daqueles homens, decide fugir sozinho do castelo. Sequer aceita a ajuda do Demolidor, apesar do herói alertá-lo que está a quilômetros de sua caverna. Demolidor o segue em sua fuga, mas, no caminho, são atingidos por uma granada.

Continua…

Uma curiosidade quanto a essa história é a primeira aparição do metal que seria conhecido como vibranium. Ele não é exatamente chamado assim durante a história, mas seus efeitos ficariam conhecidos futuramente. É, no entanto, uma variação do metal, sendo que sua principal característica é repelir, através de ondas sonoras, outros metais a ponto de despedaçá-los. Outro tipo de vibranium, encontrado em Wakanda, país governado pelo Pantera Negra, tem a capacidade inversa, a de absorver ondas inclusive de impacto. Essa segunda versão é famosa por ter sido utilizada na liga que forma o escudo do Capitão América.

MattMurdock016B